Espaço de discussão e reflexão sobre a experiência do olhar e suas reverberações no corpo na construção/remontagem do espetáculo de dança contemporânea "feche os olhos para olhar" da desCompanhia de dança.

domingo, 19 de maio de 2013

Cena: Se Mostrar

fonte: site

des, compartilho esse texto que possui relação com a cena Se Mostrar do feche os olhos para Olhar.

“O humano aparece constantemente como um ser independente, no entanto ele demonstra uma dependência absoluta da estima de seus semelhantes e precisa viver em sociedade. Ele depende da relação face à face com sua exterioridade, necessita ser reconhecido no olhar do outro[1]. Seus hábitos refletem seus afetos trocados com o meio. Uso o termo afeto discutido por Maine de Biran[2]. Para ser afetado a pessoa tem que ter afeto pela coisa. É, portanto, um ato consciente de aceitação e não imposto.” (Marcia Almeida)

[1]Sartre, Jean-Paul, L’être et le néant, Essai d’ontologie phénoménologique. Edição corrigida por Arlette Elkaïn-Sartre, Paris, collection Tel, Gallimard (1943),1996.

[2] Maine de Biran, Pierre, De l’aperception immédiate mémoire de Berlin. 1807.Edição organizada por Anne Devarieux, Paris, editora : Le livre de Poche, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário