Espaço de discussão e reflexão sobre a experiência do olhar e suas reverberações no corpo na construção/remontagem do espetáculo de dança contemporânea "feche os olhos para olhar" da desCompanhia de dança.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ensaio aberto: Feche os olhos para Olhar

Depois de mais de um ano pesquisando, enfim ensaio aberto para mostrar o nosso trabalho. Segue a divulgação do ensaio aberto. Também abaixo dele se encontra o texto da divulgação que saiu no Parana-online.
Observação: O nome do projeto é A Poética do Olhar, mas o espétáculo se chama Feche os olhos para Olhar.

desCompanhia de dança investiga o olhar em novo espetáculo:

O atual espetáculo da desCompanhia de dança feche os olhos para Olhar, mais que uma reflexão é uma construção viva sobre o olhar que vai se revelando através de uma organização espontânea. Assim como uma espécie de jogo o espetáculo é uma experiência em tempo real, traz um sentimento de estranheza, devolvendo na mesma proporção um estado de atenção, um olhar de espanto, um olhar de coisa nova.
Trata-se do olhar que se faz no toque, na relação, nos sentidos e acima de tudo na percepção. O olhar em questão é o ver que se abre para as qualidades dos outros sentidos. O que olho quando vejo? Onde está seu olhar nesse instante? Estas questões estão presentes no espetáculo não para serem respondidas, mas para se tornarem realmente vivas para cada um de nós. Uma presença orgânica nascida da percepção do momento.
O interesse pelo olhar nos proporcionou uma grande aventura por vários universos; da literatura explorando a poesia de Sergio Fingermann e de Alberto Caeiro, da filosofia mergulhando de corpo e alma nas obras de José Gil, Merleau Ponty e Georges Didi Hubermann, das artes plásticas refletindo sobre apreensões nas obras de Cézanne e Paul Klee. E é para compartilhar essa aventura que a desCompanhia de dança convida o público a fechar os olhos para olhar.

Serviço:

INGRESSO: Gratuito

DATAS:
• 02, 03 e 15 de Outubro de 2010:
Ensaio aberto
• 21 de Outubro a 21 de Novembro de 2010: Temporada

HORÁRIOS:
 
• Ensaio aberto: 02 e 03 de outubro (sábado - 20h e domingo - 19h), 15 de outubro (sexta - 20h)
• Temporada: 21 de outubro a 21 de novembro (quinta a sábado - 20h e domingo - 19h)

LOCAL: Teatro Cleon Jacques - R. Mateus Lemes, n°4700. (ao lado do Parque São Lourenço)

INFORMAÇÕES: (41) 33137191 / 96018553

2 comentários:

  1. Ontem estive lá ... Com relação a dança contemporânea, AINDA NÃO SEI se amo ou se odeio (rs rs rs ) ... fiz 3 oficinas ... como saber se gosta de algo se não conhece?? E a dança contemporânea é tão distante do meu mundinho dançante ....
    .
    No bate papo ontem alguem da Cia falou: "como a minha dança cai no fundo da sua alma?" .... Fantástico esse questionamento ... e respondo agora:
    .
    Me caiu muito bem ... gostei muito ... viajei olhando, observando, escutando e até comparando ... (eu faria algo igual ao que o "japa" fez??? Ainda não!!! Ainda não sou liberta.
    .
    Ainda não sou liberta, já tinha sentido isso na ultima oficina com a Wosniak, assim admiro e até idolatro essa liberdade que vcs tem e mostram no palco ... vcs vão e vem sem pedir licença e mesmo assim não são invasivos ... como pode??
    .
    AMEIIIII!! O espetáculo está lindo ...
    .
    Lilililililiiiiiiiii ...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por compartilhar tudo isso. Um dos cuidados nosso era que o espetáculo fosse um convite ao olhar. Obrigado por aceitar o convite com tanto carinho e atenção. Abraços.

    ResponderExcluir