Espaço de discussão e reflexão sobre a experiência do olhar e suas reverberações no corpo na construção/remontagem do espetáculo de dança contemporânea "feche os olhos para olhar" da desCompanhia de dança.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mascaras

Ontem vi um vídeo meio silencioso e irônico onde existiam várias pessoas no quotidiano usando mascaras de festa de criança (palhaço, princesa, personagens famosos, etc.). Em certo momento uma moça dava risadas dizendo: Você pode tudo com a máscara, meu bem.
Depois do vídeo, lembrei da palavra personalidade que é oriundo da palavra personas que eram as mascaras que os gregos usavam nos teatros.
- Qual mascara usei na primeira vez que ti vi?
- Qual mascara uso quando estou de roupa social?
- Quando sorrio, estou sorrindo por dentro?
P.S.  Encontrei o vídeo novamente, segue ele.  Agora que vi, tinha somente dois tipos de máscaras. Rsss. Yiuki

2 comentários:

  1. real, as mascaras que usamos nos tornam pessoas mais corajosas para tomar algumas atitudes...
    uma vez vi em um documentário que o nariz do palhaço é que lhe dá a coragem para ser o que é (espontâneo)
    as roupas, os sorrisos os olhares não seriam uma mascara?

    ResponderExcluir
  2. Adorei o nariz do palhaço! Vou tentar imaginar uma para mim, eu preciso ser menos sério. rsssss
    Tb concordo, as roupas, sorrisos e olhares tb não deixa de ser nossas mascaras (personas).

    ResponderExcluir