Espaço de discussão e reflexão sobre a experiência do olhar e suas reverberações no corpo na construção/remontagem do espetáculo de dança contemporânea "feche os olhos para olhar" da desCompanhia de dança.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sobre o chá. Sobre descondicionamento.

Como ver melhor o entorno?
desacelerando o passo (alteração do tempo), distendendo o gesto (zoom), dilatando as pupilas (dar atenção) dos que, as vezes, usam tapa-olhos imaginários. (trecho da critica de Carlinhos Santos do evento Interação e Conectividade IV)

Alteração do tempo, zoom e atenção, são minhas anotações. Acredito que são elementos importantes para nossa discussão. Vi nesse trecho aquilo que procuramos entender na cena do chá.

beijos Cintia Napoli

Um comentário:

  1. Muito legal, Cintia. Agora clareou uma coisa em mim: Alterar o tempo, significa ter consciência do que estamos fazendo.
    Assim podemos optar por mover num determinado tempo, ritmo ou cadência com a responsabilidade daqueles outros “tempos” que abdicamos em efetuar – isso de alguma forma chega ao público.
    Ana Vitória, na oficina dela, comentou que a alteração do tempo na movimentação altera a dramaturgia. Percebo que ela é alterada, pois o bailarino de certa forma “mostra o que foi descartado”, criando um acinte na movimentação coreográfica e conduzindo o olhar do público a outras percepções. Vou começar a tentar alterar o meu tempo no meu quotidiano, talvez isso ajude a ter mais consciência no que estou fazendo ;)

    ResponderExcluir