Espaço de discussão e reflexão sobre a experiência do olhar e suas reverberações no corpo na construção/remontagem do espetáculo de dança contemporânea "feche os olhos para olhar" da desCompanhia de dança.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ver precede as palavras - John Berger

“Ver precede as palavras. A criança olha e reconhece, antes mesmo de poder falar.
Mas existe ainda outro sentido no qual ver precede as palavras: o ato de ver que estabelece nosso lugar no mundo circundante. Explicamos esse mundo com as palavras, mas as palavras nunca poderão desfazer o fato de estarmos por ele circundados. A relação entre o que vemos e o que sabemos nunca fica estabelecida. A cada tarde, vemos,  o Sol se pôr. Sabemos que a Terra está se movimentando no sentido de afastar dele. No entanto, o conhecimento, a explicação quase nunca combinam com a cena.”
John Berger – Modos de Ver - Tradução: Lúcia Olinto (J. Berger, Ways of Seeing. London: BBC 1972, p. 7)

2 comentários:

  1. "o conhecimento, a explicação quase nunca combinam com a cena."

    Só o sentimento para compreender de verdade.

    VOU VER VOCÊS NO DOMINGO, ADOREI O BLOG, ADORO ALMA DE ARTISTA, SEMPRE TÃO GENEROSA. Tenho certeza que será um espetáculo muito especial.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a demora de responder, estavamos na loucura para a apresentação do fds que passou. Ficamos felizes em saber que tenha curtido o blog. Esse blog é para isso, compartilhar as vivências ;) Ah, como os seus comentários estavam assinado como anônimo ficamos sem saber se estava na plateia no domingo ou não. Tomara que tenha curtido e espero que outra hora possamos conversar pessoalmente. Abraços.

    ResponderExcluir