Espaço de discussão e reflexão sobre a experiência do olhar e suas reverberações no corpo na construção/remontagem do espetáculo de dança contemporânea "feche os olhos para olhar" da desCompanhia de dança.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Silêncio da visão

“O olhar está, em se tratando do uso filosófico do conceito, ligado à contemplação, termo que usamos para traduzir a expressão Theorein, o ato do pensamento de teor contemplativo, ou seja, o pensar que se dá no gesto primeiro da atenção às coisas até a visão das idéias tal como se vê na filosofia platônica. Paul Valéry disse que uma obra de arte deveria nos ensinar que não vimos aquilo que vemos. Que ver é não ver. Dirá Lacan: ver é perder. Perder algo do objeto, algo do que contemplamos, por que jamais podemos contemplar o todo. O que se mostra só se mostra por que não o vemos. Neste processo está implicado o que podemos chamar o silêncio da visão: abrimo-nos à experiência do olhar no momento em que o objeto nos impede de ver.
Uma obra de arte não nos deixa ver. Ela nos faz pensar. Então,
olhamos para ela e vemos.” (TIBURI, 2008)

2 comentários:

  1. incrível o texto! estou lendo Valéry nesse momento, e no capítulo intitulado Dança, pensei instanteneamente na produção e pesquisa que vcs vem desenvolvendo brilhantemente.
    Passarei esse texto à DES_ no e-mail do Yuki e Ju Adur.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Cíntia, sempre é legal trocar figurinha contigo ;)Abraços e muuuuito obrigado.

    ResponderExcluir